UMA CONVERSA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE - Por Lucas Soares Vieira
Um dos desafios que encaramos em sala de aula é despertar o
interesse do aluno, e trabalhar de forma interdisciplinar pode ser um recurso
que faça com que o aluno veja sentido nos conteúdos, pois o cotidiano do aluno
não é separado em disciplinas.
O subprojeto
Interdisciplinar – Linguagens discute e prática desde seu primeiro ano de
atividades, formas de relacionar conteúdos de diferentes matérias objetivando
beneficiar a aprendizagem dos alunos. Uma das práticas incluiu o trabalho com o
gênero textual contos de fadas em turmas de quarto ano nas aulas de português e
inglês. Precisamos ter cuidado para não confundir os conceitos: se trabalhamos
o mesmo conteúdo em mais de uma matéria, mas com objetivos diferentes, é apenas
multidisciplinaridade. Da mesma forma, no momento em que relacionamos o ensino
de Língua Inglesa com saúde, por exemplo, não é um ensino interdisciplinar;
estamos falando de transversalidade. Entenda as diferenças:
Interdisciplinaridade: disciplinas conectadas por axiomas comuns e com algum tipo
de finalidade de hierarquia superior, envolvendo diferentes graus de aplicação
metodológica.
Transversalidade: temas de caráter social, que podem ser trabalhados em qualquer área disciplinar. Conforme os
PCN de 1998, os temas são: “Ética”, “Pluralidade Cultural”, “Meio Ambiente”,
“Saúde”, “Orientação sexual” e “Trabalho e Consumo”.
Multidisciplinaridade: um conjunto de disciplinas instanciadas em um mesmo nível,
mas com objetivos diversos e sem cooperação.
Pluridisciplinaridade: o mesmo que multidisciplinaridade, mas com algum grau de
relacionamento, ainda que sem coordenação hierárquica.
Transdisciplinaridade: uma profunda conexão entre as disciplinas, promovendo uma
descontinuidade estrutural e a superação axiomática das origens disciplinares
de acordo com propósitos empíricos específicos.
Veja alguns exemplos em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/interdisciplinaridade-avanco-educacao-426153.shtml
Em 2015, o Interdisciplinar –
Linguagens continuará buscando experiências interdisciplinares e enriquecer a
ensino-aprendizagem com os temas transversais, como despertar os educandos para
a pluralidade cultural.
Referência: Costa A. Interdisciplinaridade
e transversalidade: considerações sobre a epistemologia do trabalho escolar
brasileiro. Cadernos de Linguagem e Sociedade. 2008.
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