DIAGNÓSTICO INICIAL – FOCO DE OBSERVAÇÃO 4º ANO A (Por Maria Eloíza Vilvert)


 Neste ano de 2015 as bolsistas do PIBID Caroline, Maria Eloiza e Tamires trabalharão com a turma do 4º ano, composta por 31 alunos, na EBM Annemarie Techentin na matéria de Língua Inglesa e tem como supervisor o Profº Caique Silva Fistarol, professor efetivo há 3 anos nesta instituição escolar.
A escola é pequena, composta de turmas de anos iniciais até os anos finais do Ensino Fundamental. O corpo discente é composto de alunos da própria comunidade do Passo Manso, que é o bairro onde a escola é localizada, e outras localidades próximas. O clima é aconchegante e acolhedor por parte dos alunos e professores.
Os outros professores receberam-nos de forma acolhedora e podemos ver que estes são bastante unidos e que interagem bastante entre si, fazendo trabalhos interdisciplinares e nas conversas na hora do intervalo.
A gestão escolar também acolheu-nos de forma hospitaleira e pudemos observar que há bastante dedicação desta parte para que tudo dê certo na escola, desde a resolução de problemas entre os alunos como a abertura da escola para receber o programa PIBID.
A turma do 4º ano é composta de 31 alunos com idade entre 09 e 10 anos. Os alunos são bastante agitados e sempre que chegamos em sala de aula encontramo-los andando e conversando alto com os outros. Porém, quando tem sua atenção chamada pelas Pibidianas ou pelo Profº Caique, eles costumam ficar mais quietos e prestam atenção.
Através das respostas do diagnóstico realizado no dia 24 de março, pudemos perceber quais são os gostos dos alunos. A grande maioria gosta de ler e os gêneros variam desde aventura e terror a contos de fada e gibis. Eles também gostam de filmes, gostam de desenhar, escrever, ouvir músicas e rádio.
A maioria também possui acesso à internet em casa, o que pode facilitar a execução de alguns trabalhos mais elaborados.
Até hoje fomos 04 vezes na escola e podemos perceber claramente que os alunos gostam de atividades práticas e que os estimulem a pensar, agir e interagir uns com os outros. Sentimos que eles têm vontade de aprender e se empolgam com as atividades propostas de uma forma característica da idade, que é falando, perguntando e gesticulando. Alguns se mostram até ansiosos quando as atividades são propostas.
Também pudemos ver que os alunos não chegam ao 4º ano sem saber nada de Inglês, ainda que bem básico, eles conhecem palavras e expressões em Língua Inglesa que viram em casa, na televisão, na internet, em livros e etc. e sabem o significado da maioria.
Dessa forma pretendemos trabalhar com atividades lúdicas que estimulem seu conhecimento em vocabulário, escrita e oralidade em Língua Inglesa de acordo com o plano de ensino elaborado pelo Profº Caique levando em consideração seus gostos e conhecimentos prévios.





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu nome e comentário.