DIAGNÓSTICO INICIAL – FOCO DE OBSERVAÇÃO 4º ANO A (Por Maria Eloíza Vilvert)
Neste ano de 2015 as bolsistas do
PIBID Caroline, Maria Eloiza e Tamires trabalharão com a turma do 4º ano,
composta por 31 alunos, na EBM Annemarie Techentin na matéria de Língua Inglesa
e tem como supervisor o Profº Caique Silva Fistarol, professor efetivo há 3
anos nesta instituição escolar.
A escola é pequena, composta de turmas de anos iniciais até os anos
finais do Ensino Fundamental. O corpo discente é composto de alunos da própria
comunidade do Passo Manso, que é o bairro onde a escola é localizada, e outras
localidades próximas. O clima é aconchegante e acolhedor por parte dos alunos e
professores.
Os outros professores receberam-nos de forma acolhedora e podemos ver que
estes são bastante unidos e que interagem bastante entre si, fazendo trabalhos
interdisciplinares e nas conversas na hora do intervalo.
A gestão escolar também acolheu-nos de forma hospitaleira e pudemos
observar que há bastante dedicação desta parte para que tudo dê certo na
escola, desde a resolução de problemas entre os alunos como a abertura da
escola para receber o programa PIBID.
A turma do 4º ano é composta de 31 alunos com idade entre 09 e 10 anos.
Os alunos são bastante agitados e sempre que chegamos em sala de aula
encontramo-los andando e conversando alto com os outros. Porém, quando tem sua
atenção chamada pelas Pibidianas ou pelo Profº Caique, eles costumam ficar mais
quietos e prestam atenção.
Através das respostas do diagnóstico realizado no dia 24 de março, pudemos
perceber quais são os gostos dos alunos. A grande maioria gosta de ler e os
gêneros variam desde aventura e terror a contos de fada e gibis. Eles também
gostam de filmes, gostam de desenhar, escrever, ouvir músicas e rádio.
A maioria também possui acesso à internet em casa, o que pode facilitar a
execução de alguns trabalhos mais elaborados.
Até hoje fomos 04 vezes na escola e podemos perceber claramente que os
alunos gostam de atividades práticas e que os estimulem a pensar, agir e
interagir uns com os outros. Sentimos que eles têm vontade de aprender e se
empolgam com as atividades propostas de uma forma característica da idade, que
é falando, perguntando e gesticulando. Alguns se mostram até ansiosos quando as
atividades são propostas.
Também pudemos ver que os alunos não chegam ao 4º ano sem saber nada de
Inglês, ainda que bem básico, eles conhecem palavras e expressões em Língua
Inglesa que viram em casa, na televisão, na internet, em livros e etc. e sabem
o significado da maioria.
Dessa forma pretendemos trabalhar com atividades lúdicas que estimulem
seu conhecimento em vocabulário, escrita e oralidade em Língua Inglesa de
acordo com o plano de ensino elaborado pelo Profº Caique levando em
consideração seus gostos e conhecimentos prévios.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu nome e comentário.