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DIAGNÓSTICO TEXTUALIZADO 5º ANOS A e B – EBM Annemarie Techentin (Por Vivien Reinhold)
Foi aplicado um questionário com os
quintos anos da E.B.M. Annemarie Techentin para definir um perfil das turmas de
forma que o planejamento pudesse agradá-los e tornar o aprendizado mais eficaz.
A
primeira questão era se eles possuem gosto pela leitura. No 5º ano A, dezesseis
alunos afirmam que gostam de ler, e cinco responderam "mais ou
menos", nenhum deles escreveu que não gostava. Já no 5º ano B, quinze
afirmam que sim, um que não e dois responderam "mais ou menos".
Em
seguida, foi questionado que tipos de textos eles leem, em ambas as turmas a
maioria respondeu que prefere livros, alguns mencionaram livros como os do
Percy Jackson e o Diário de um Banana. No 5º ano A, dezessete alunos colocaram
que tinham interesse por livros, sendo uma questão com liberdade para colocar
mais que uma reposta, quatro colocaram que gostam de gibi, um escreveu que
gosta de ler poesia, dois afirmam ler revistas e redes sociais, um escreveu que
gosta de ler a Bíblia, e também um diz ler letras de músicas. No 5º ano B, doze
disseram gostar de livros, três responderam revistas e gibis, e dois afirmam
ler a Bíblia.
Para
compreender o contexto em que os alunos vivem, a quarta questão foi a respeito
dos hábitos de leitura dos pais. No 5º ano A, quatro alunos responderam que os
pais têm o hábito de ler livros, seis pais costumam ler jornal, quatro leem a
Bíblia, dois leem redes sociais, um lê receitas e quatro não costumam ler. Já
no 5º B, cinco afirmam que os pais leem livros e jornal, quatro pais leem a
Bíblia, três leem revistas, um lê redes sociais e três não têm o hábito de ler.
Com
a intenção de conhecer os hábitos de cada um em relação ao uso das tecnologias,
na quinta questão foi perguntado se eles têm computador com acesso a internet
em casa. No 5º ano A, onze responderam que sim e oito responderam que não. No
5º ano B, dezesseis responderam que sim, e apenas quatro que não. Quando
questionados sobre quais mídias eles acessam quando conectados a internet,
dezesseis alunos do 5º ano A afirmam passar mais tempo jogando na internet,
nove dizem acessar redes sociais, seis assistem vídeos no Youtube e cinco procuram músicas. No 5º ao B, onze acessam as redes
sociais, e oito costumam jogar.
As
próximas questões foram a respeito de músicas, na questão oito, foi questionado
se eles costumam ouvir rádio, se sim, músicas ou programas comentados. No
quinto ano A, treze disseram ouvir só músicas e dois disseram ouvir os dois. Já
no 5º ano B, dez afirmam ouvir só música, um diz ouvir apenas programas
comentados, cinco ouvem ambos, e três não ouvem rádio. Quanto aos gostos
musicais, no 5º ano A, dez alunos dizem gostar de funk, dois de sertanejo, três
de música pop, quatro colocaram outros estilos. No 5º B, cinco afirmam gostar
de funk, cinco afirmam gostar de música religiosa, quatro gostam de sertanejo,
dois gostam de rock, dois gostam de música pop, e quatro responderam outros
estilos.
Para
melhor conhecer o ambiente escolar, foi perguntado se a biblioteca da escola
tem todos os livros que os alunos gostam. No 5º ano A, todos disseram que sim.
No 5º ano B, apenas dois disseram que não.
Em
seguida, para saber se eles têm contato com línguas estrangeiras em filmes,
eles foram questionados sobre preferirem filmes dublados ou legendados, no 5º
ano A, quinze afirmaram preferir dublados, três dizem gostar de ambos e um diz
gostar de filmes legendados. No 5º ano B,
doze dizem gostar de filmes dublados e oito dizem gostar tanto de filmes
dublados e legendados.
A
próxima questão foi sobre quais gêneros de filmes eles mais apreciam, no 5º ano
A, catorze disseram gostar de filmes de terror, treze afirmam gostar de filmes
de ação, treze afirmam gostar de filmes de comédia, cinco dizem gostar de
animação e um de drama. No 5º ano B,
oito dizem gostar de comédia, sete de ação, cinco de animação quatro de terror
e um de drama.
Também
foi questionado se eles já conheciam palavras em inglês antes de irem à escola.
Catorze alunos disseram que sim e seis disseram que não no 5º ano A. Sete
disseram que sim, e treze disseram que não no 5º ano B.
A
questão seguinte foi sobre o que eles mais gostavam nas aulas de inglês. No 5º
ano A, seis alunos responderam que gostam de falar em inglês, quatro disseram
atividades envolvendo músicas, três responderam trabalhos em duplas, três
disseram gostar de aprender palavras novas, um apenas falou que gosta de
escrever, outros seis colocaram outras atividades. No 5º ano B, três
responderam que gostam de aprender novas palavras, um respondeu que gosta de
falar, três dizem gostar de tudo, dois gostam de brincadeiras educativas, um
gosta de trabalhos em dupla, um de desenhar e um de atividades com música,
outros oito colocaram outras atividades.
Seguindo
foi questionado o que eles não gostam nas aulas de inglês. No 5º ano A, três
responderam não gostar de falar, dois não gostam de escrever, dois gostam de
tudo, um não gosta de copiar, dois não gostam de provas e dez colocaram outras
atividades. No 5º ano B, sete disseram gostar de tudo, dois não gostam de
falar, dois não gostam de provas, um não gosta de copiar e outros oito responderam outras atividades.
A
última questão foi sobre quais tipos de histórias eles gostam, em ambas as
turmas, a maioria gosta de contos de terror. No 5º ano A, doze dizem gostar de
terror, seis de contos de fadas, um de fábulas e três responderam outros tipos
de textos. No 5º ano B, dezesseis disseram gostar de contos de terror, dois
gostam de contos de fadas, um de histórias religiosas e três colocaram outros
tipos de textos.
Com
base nessas respostas, foi escolhido o texto "Changeling Mother" do escritor norte-americano Harris Tobias
para trabalhar com ambas as turmas. O conto é sobre dois irmãos cuja mãe é
raptada e substituída por trolls, possui elementos de terror, mas também tem um
toque de conto de fadas. Será uma forma de partir de um tema que eles têm
interesse para diversos conhecimentos de língua inglesa.
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