DIAGNÓSTICO TEXTUALIZADO 5º ANOS A e B – EBM Annemarie Techentin (Por Vivien Reinhold)

               Foi aplicado um questionário com os quintos anos da E.B.M. Annemarie Techentin para definir um perfil das turmas de forma que o planejamento pudesse agradá-los e tornar o aprendizado mais eficaz.
                A primeira questão era se eles possuem gosto pela leitura. No 5º ano A, dezesseis alunos afirmam que gostam de ler, e cinco responderam "mais ou menos", nenhum deles escreveu que não gostava. Já no 5º ano B, quinze afirmam que sim, um que não e dois responderam "mais ou menos".
                Em seguida, foi questionado que tipos de textos eles leem, em ambas as turmas a maioria respondeu que prefere livros, alguns mencionaram livros como os do Percy Jackson e o Diário de um Banana. No 5º ano A, dezessete alunos colocaram que tinham interesse por livros, sendo uma questão com liberdade para colocar mais que uma reposta, quatro colocaram que gostam de gibi, um escreveu que gosta de ler poesia, dois afirmam ler revistas e redes sociais, um escreveu que gosta de ler a Bíblia, e também um diz ler letras de músicas. No 5º ano B, doze disseram gostar de livros, três responderam revistas e gibis, e dois afirmam ler a Bíblia.
                Para compreender o contexto em que os alunos vivem, a quarta questão foi a respeito dos hábitos de leitura dos pais. No 5º ano A, quatro alunos responderam que os pais têm o hábito de ler livros, seis pais costumam ler jornal, quatro leem a Bíblia, dois leem redes sociais, um lê receitas e quatro não costumam ler. Já no 5º B, cinco afirmam que os pais leem livros e jornal, quatro pais leem a Bíblia, três leem revistas, um lê redes sociais e três não têm o hábito de ler.
                Com a intenção de conhecer os hábitos de cada um em relação ao uso das tecnologias, na quinta questão foi perguntado se eles têm computador com acesso a internet em casa. No 5º ano A, onze responderam que sim e oito responderam que não. No 5º ano B, dezesseis responderam que sim, e apenas quatro que não. Quando questionados sobre quais mídias eles acessam quando conectados a internet, dezesseis alunos do 5º ano A afirmam passar mais tempo jogando na internet, nove dizem acessar redes sociais, seis assistem vídeos no Youtube e cinco procuram músicas. No 5º ao B, onze acessam as redes sociais, e oito costumam jogar.
                As próximas questões foram a respeito de músicas, na questão oito, foi questionado se eles costumam ouvir rádio, se sim, músicas ou programas comentados. No quinto ano A, treze disseram ouvir só músicas e dois disseram ouvir os dois. Já no 5º ano B, dez afirmam ouvir só música, um diz ouvir apenas programas comentados, cinco ouvem ambos, e três não ouvem rádio. Quanto aos gostos musicais, no 5º ano A, dez alunos dizem gostar de funk, dois de sertanejo, três de música pop, quatro colocaram outros estilos. No 5º B, cinco afirmam gostar de funk, cinco afirmam gostar de música religiosa, quatro gostam de sertanejo, dois gostam de rock, dois gostam de música pop, e quatro responderam outros estilos.
                Para melhor conhecer o ambiente escolar, foi perguntado se a biblioteca da escola tem todos os livros que os alunos gostam. No 5º ano A, todos disseram que sim. No 5º ano B, apenas dois disseram que não.
                Em seguida, para saber se eles têm contato com línguas estrangeiras em filmes, eles foram questionados sobre preferirem filmes dublados ou legendados, no 5º ano A, quinze afirmaram preferir dublados, três dizem gostar de ambos e um diz gostar de filmes legendados. No 5º ano B,  doze dizem gostar de filmes dublados e oito dizem gostar tanto de filmes dublados e legendados.
                A próxima questão foi sobre quais gêneros de filmes eles mais apreciam, no 5º ano A, catorze disseram gostar de filmes de terror, treze afirmam gostar de filmes de ação, treze afirmam gostar de filmes de comédia, cinco dizem gostar de animação e um de drama.  No 5º ano B, oito dizem gostar de comédia, sete de ação, cinco de animação quatro de terror e um de drama.
                Também foi questionado se eles já conheciam palavras em inglês antes de irem à escola. Catorze alunos disseram que sim e seis disseram que não no 5º ano A. Sete disseram que sim, e treze disseram que não no 5º ano B.
                A questão seguinte foi sobre o que eles mais gostavam nas aulas de inglês. No 5º ano A, seis alunos responderam que gostam de falar em inglês, quatro disseram atividades envolvendo músicas, três responderam trabalhos em duplas, três disseram gostar de aprender palavras novas, um apenas falou que gosta de escrever, outros seis colocaram outras atividades. No 5º ano B, três responderam que gostam de aprender novas palavras, um respondeu que gosta de falar, três dizem gostar de tudo, dois gostam de brincadeiras educativas, um gosta de trabalhos em dupla, um de desenhar e um de atividades com música, outros oito colocaram outras atividades.
                Seguindo foi questionado o que eles não gostam nas aulas de inglês. No 5º ano A, três responderam não gostar de falar, dois não gostam de escrever, dois gostam de tudo, um não gosta de copiar, dois não gostam de provas e dez colocaram outras atividades. No 5º ano B, sete disseram gostar de tudo, dois não gostam de falar, dois não gostam de provas, um não gosta de copiar e outros  oito responderam outras atividades.
                A última questão foi sobre quais tipos de histórias eles gostam, em ambas as turmas, a maioria gosta de contos de terror. No 5º ano A, doze dizem gostar de terror, seis de contos de fadas, um de fábulas e três responderam outros tipos de textos. No 5º ano B, dezesseis disseram gostar de contos de terror, dois gostam de contos de fadas, um de histórias religiosas e três colocaram outros tipos de textos.
                Com base nessas respostas, foi escolhido o texto "Changeling Mother" do escritor norte-americano Harris Tobias para trabalhar com ambas as turmas. O conto é sobre dois irmãos cuja mãe é raptada e substituída por trolls, possui elementos de terror, mas também tem um toque de conto de fadas. Será uma forma de partir de um tema que eles têm interesse para diversos conhecimentos de língua inglesa.


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