PLANEJAMENTOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - Por Caroline Bona

Quando começamos a organizar um projeto, devemos ter em mente todo o processo e materiais que serão usados. Para isso mantemos nosso planejamento por aulas, nas quais nos orientamos na hora de entrar em sala de aula. Não podemos chegar e aplicar uma aula que não sabemos sobre o que se trata, ou sem saber o objetivo. Além de planejarmos, temos os PCN que nos orientam para que tipo de prática, assunto e habilidades focar.

Para que um plano de aula seja bem aplicado, também precisamos estar preparados para entrar em sala, estudar, ter postura, saber os modos de mediação e à capacidade de explicar e dialogar com as crianças, pois a melhoria da prática pedagógica envolve, por um lado, a ampliação contínua dos conhecimentos, mas também o desenvolvimento de modos de interagir com nossos alunos. Toda essa prática deve partir dos encontros e discussões no grupo do PIBID.

Um projeto que as bolsistas Caroline e Tamires construíram durante o segundo semestre de 2014, foi baseado na leitura do conto de fadas “João e Maria” em inglês, e para maior compreensão dos alunos foram feitas várias atividades relacionadas ao vocabulário encontrado no conto. 

Esse projeto promoveu a produção de dois produtos finais, um no âmbito da leitura e outro no âmbito da linguagem textual. No âmbito da leitura foi produzido o Reading Passport, no qual todas as histórias trabalhadas no ano foram cadastradas por todos os alunos e no âmbito de linguagem textual foi produzido um e-book de receitas culinárias produzidas pelos alunos nas aulas de inglês, que pode ser acessado pelo link: http://www.furb.br/proen/pibid/e_books/sweets_recipes.htm


Acrescentamos que com o conto foram feitas produções de gêneros textuais como: Resumo, receita. Podemos dizer que realizamos uma sequência didática bem simplificada do gênero Resumo, pois eles fizeram a produção inicial, baseando-se nas dicas que explicamos sobre resumo, e a produção final foi feita a partir da revisão da primeira produção. Já a receita foi feita a analise do gênero para os alunos saberem as características da receita, mas a produção final foi somente a tradução de uma receita retirada da internet, pois nosso objetivo era que lembrassem o vocabulário ensinado e aprendessem a utilizar as tecnologias digitais como ferramenta de pesquisa.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu nome e comentário.