Home »
Caroline B
» PLANEJAMENTOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - Por Caroline Bona
PLANEJAMENTOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - Por Caroline Bona
Quando começamos a organizar um projeto, devemos ter em
mente todo o processo e materiais que serão usados. Para isso mantemos nosso
planejamento por aulas, nas quais nos orientamos na hora de entrar em sala de
aula. Não podemos chegar e aplicar uma aula que não sabemos sobre o que se
trata, ou sem saber o objetivo. Além de planejarmos, temos os PCN que nos
orientam para que tipo de prática, assunto e habilidades focar.
Para que um plano de aula seja bem aplicado, também
precisamos estar preparados para entrar em sala, estudar, ter postura, saber os
modos de mediação e à capacidade de explicar e dialogar com as crianças, pois a
melhoria da prática pedagógica envolve, por um lado, a ampliação contínua dos
conhecimentos, mas também o desenvolvimento de modos de interagir com nossos
alunos. Toda essa prática deve partir dos encontros e discussões no grupo do
PIBID.
Um projeto que as bolsistas Caroline e Tamires construíram
durante o segundo semestre de 2014, foi baseado na leitura do conto de fadas
“João e Maria” em inglês, e para maior compreensão dos alunos foram feitas
várias atividades relacionadas ao vocabulário encontrado no conto.
Esse projeto promoveu a produção de dois produtos finais, um
no âmbito da leitura e outro no âmbito da linguagem textual. No âmbito da
leitura foi produzido o Reading Passport, no qual todas as histórias
trabalhadas no ano foram cadastradas por todos os alunos e no âmbito de
linguagem textual foi produzido um e-book de receitas culinárias produzidas
pelos alunos nas aulas de inglês, que pode ser acessado pelo link: http://www.furb.br/proen/pibid/e_books/sweets_recipes.htm
Acrescentamos que com o conto foram feitas produções de
gêneros textuais como: Resumo, receita. Podemos dizer que realizamos uma
sequência didática bem simplificada do gênero Resumo, pois eles fizeram a produção
inicial, baseando-se nas dicas que explicamos sobre resumo, e a produção final
foi feita a partir da revisão da primeira produção. Já a receita foi feita a
analise do gênero para os alunos saberem as características da receita, mas a
produção final foi somente a tradução de uma receita retirada da internet, pois
nosso objetivo era que lembrassem o vocabulário ensinado e aprendessem a
utilizar as tecnologias digitais como ferramenta de pesquisa.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu nome e comentário.