Palestra - Africanidades
V Encontro de Interação
PIBID/FURB
PALESTRA - TEMAS
TRANSVERSAIS E O CUMPRIMENTO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NA FORMAÇÃO DOS
PROFESSORES E NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministrante: Professor Doutor Marcos
Rodrigues da Silva
Foi realizada em 27 de março
como parte da programação do 5º Encontro de Integração PIBID/FURB a palestra
“Temas Transversais e o Cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na
Formação dos Professores e nas Escolas de Educação Básica” ministrada pelo
Professor Doutor Marcos Rodrigues da Silva.
As leis
das quais se apresentam no título da palestra referem-se a obrigatoriedade da
inclusão dos estudos sobre história
e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial de ensino de forma
que assim como apresentado no decreto inclua:
[...] Diversos aspectos da
história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a
partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e
dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura
negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade
nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e
política, pertinentes à história do Brasil. (BRASIL, 2008)
A lei ainda aponta que os
estudos sobre essas temáticas devem ser feitos especialmente nas áreas de
educação artística, literatura e história brasileira.
Na
palestra o professor apontou a exclusão desses temas na escola como um fator
que contribui para a construção de preconceitos, visto que pela falta de
conhecimento, se condena tudo o que é diferente. Dessa forma, o palestrante
salientou a importância de se trabalhar em sala de aula com as diferentes
culturas para que abra o leque de visões dos alunos desde pequenos e assim
contribua para a formação de uma sociedade mais igualitária onde as diferenças
são conhecidas e respeitadas. Além disso, foi apontado que deve-se quebrar com
o euro centrismo nos currículos escolares, pois esse também é um dos fatores
que levam à ideia da irrelevância da participação histórica, social e cultural
trazida e construída pelos africanos e indígenas no Brasil.
Por
terem um amplo espectro de abordagem, esses temas assim como apontados pelo
professor, podem ser trabalhados na escola
através da transversalidade definida por Costa (2008, p. 39) como uma
“ponte entre as práticas sociais e o ensino”, ou seja, através do tema
norteador de caráter social que é o estudo da “História e cultura
afro-brasileira e indígena” pode-se trabalhar de forma interdisciplinar, não
somente com as disciplinas apontadas pela lei, mas com praticamente todas as
mateiras do currículo, o que além de tornar o ensino mais contextualizado
contribui como já salientado para o conhecimento dos alunos e comunidade
escolar sobre esses assuntos que são tão importantes para nossa sociedade já
fazem parte de sua constituição.
Portanto, assim como dito na
palestra é necessário que haja “universalização do ensino de forma que
contemple todos os sujeitos que compõem nossa sociedade e que considere todas
as suas particularidades.
·
Indicação de Leitura
Na
palestra, o professor indicou como uma rica fonte de informações sobre a
Africanidade um material disponibilizado pela UNESCO no qual aborda em 8
volumes a História Geral da África, trazendo todo o desenvolvimento dos povos
africanos e suas relações com outras civilizações. O material está disponível
em PDF gratuitamente no link abaixo.
Referências
BRASIL. Lei nº 11.645/2008, de 10 de março de
2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
modificada pela Lei no 10.639,
de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade
da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília.
BRASIL. Lei nº 10.639/2003, de 09 de janeiro de
2003. Altera a
Lei no 9.394,
de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade
da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras
providências. Brasília.
COSTA,
Alexandre. Interdisciplinaridade e transversalidade: considerações sobre a
epistemologia do trabalho escolar brasileiro. Cadernos de Linguagem e Sociedade,
Brasília, v. 9, n. 2, p.25-44, 2008.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/#.VSf9dvnF-zs
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