Palestra - Africanidades

V Encontro de Interação PIBID/FURB
PALESTRA - TEMAS TRANSVERSAIS E O CUMPRIMENTO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministrante: Professor Doutor Marcos Rodrigues da Silva
Foi realizada em 27 de março como parte da programação do 5º Encontro de Integração PIBID/FURB a palestra “Temas Transversais e o Cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na Formação dos Professores e nas Escolas de Educação Básica” ministrada pelo Professor Doutor Marcos Rodrigues da Silva.
                As leis das quais se apresentam no título da palestra referem-se a obrigatoriedade da inclusão dos estudos sobre história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial de ensino de forma que assim como apresentado no decreto inclua:

[...] Diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (BRASIL, 2008)

            A lei ainda aponta que os estudos sobre essas temáticas devem ser feitos especialmente nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira.
                Na palestra o professor apontou a exclusão desses temas na escola como um fator que contribui para a construção de preconceitos, visto que pela falta de conhecimento, se condena tudo o que é diferente. Dessa forma, o palestrante salientou a importância de se trabalhar em sala de aula com as diferentes culturas para que abra o leque de visões dos alunos desde pequenos e assim contribua para a formação de uma sociedade mais igualitária onde as diferenças são conhecidas e respeitadas. Além disso, foi apontado que deve-se quebrar com o euro centrismo nos currículos escolares, pois esse também é um dos fatores que levam à ideia da irrelevância da participação histórica, social e cultural trazida e construída pelos africanos e indígenas no Brasil.
                Por terem um amplo espectro de abordagem, esses temas assim como apontados pelo professor, podem ser trabalhados na escola  através da transversalidade definida por Costa (2008, p. 39) como uma “ponte entre as práticas sociais e o ensino”, ou seja, através do tema norteador de caráter social que é o estudo da “História e cultura afro-brasileira e indígena” pode-se trabalhar de forma interdisciplinar, não somente com as disciplinas apontadas pela lei, mas com praticamente todas as mateiras do currículo, o que além de tornar o ensino mais contextualizado contribui como já salientado para o conhecimento dos alunos e comunidade escolar sobre esses assuntos que são tão importantes para nossa sociedade já fazem parte de sua constituição.
Portanto, assim como dito na palestra é necessário que haja “universalização do ensino de forma que contemple todos os sujeitos que compõem nossa sociedade e que considere todas as suas particularidades.

·         Indicação de Leitura

Na palestra, o professor indicou como uma rica fonte de informações sobre a Africanidade um material disponibilizado pela UNESCO no qual aborda em 8 volumes a História Geral da África, trazendo todo o desenvolvimento dos povos africanos e suas relações com outras civilizações. O material está disponível em PDF gratuitamente no link abaixo.


Referências
BRASIL. Lei nº 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília.
BRASIL. Lei nº 10.639/2003, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília.
COSTA, Alexandre. Interdisciplinaridade e transversalidade: considerações sobre a epistemologia do trabalho escolar brasileiro. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 9, n. 2, p.25-44, 2008.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/#.VSf9dvnF-zs



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