O diagnóstico aplicado pelas pibidianas Caroline, Maria Eloiza e Tamires
no dia 24 de março de 2015 na turma do 4º ano da EBM Annemaria Techentin,
continha 14 perguntas sendo a primeira: “Você
gosta de ler?” em que 28 alunos responderam “sim” e 03 responderam “não”.
A segunda pergunta era: “O que você
gosta de ler?” em que 10 alunos responderam que gostam de aventura, 09
gostam de livros, 02 gostam de terror, 04 de gibi, 02 de contos de fada e
comédia, histórias legais e games foram as respostas de um aluno cada. Além de
um aluno que respondeu não gostar de ler.
A pergunta de número 03 era “Cite o
nome de um livro/revista/história em quadrinho que você gostou de ler.” As
respostas foram várias: 03 responderam “A
Culpa é das Estrelas”, 04 “A Turma da
Mônica”, 03 “Histórias em Quadrinhos”,
04 “Capitão Cueca”, 02 responderam “Aventura” e “Um poema que cura os peixes”, “Bem-vindo
a selva”, “Hora de Aventura”, “Jogos da Gameloft”, “Cinderela”, “A Casa Flutuante”, “Febre de
Ouro”, “Os piratas do meio-dia”,
“Gostaria de ser como você”, “Chico Bento”, “Diário de um Banana” e “Patinho
Donalt (o aluno escreveu assim, então mantivemos a escrita original)” foram
respondidas por um aluno cada. Além de um aluno que não gosta de ler.
A quarta pergunta foi “Seus pais
costumam ler? O que seus pais costumam ler em casa?”. Na primeira parte da
pergunta 23 respostas “sim” e 08
respostas “não”. Na segunda parte as
respostas foram: 09 escreveram “Jornal”,
08 “Não leem”, 02 “Romance/Livros”, 02 “Bíblia”, 05 não responderam, 03 “Computador/Celular” e “Revistas” e “Histórias” foram respondidas por 01 aluno respectivamente.
A pergunta 05 era: “Você tem
computador em casa com acesso à internet?”. 22 alunos responderam que
possuem computador com internet, 08 não possuem e 01 não respondeu.
A sexta pergunta foi: “O que você
acessa na internet?”. 13 responderam que acessam o Facebook, 17 acessam jogos, 5 responderam “Nada” e “Origamis”, “Zap Zap”, “Experiências Mágicas”, “Histórias”,
“Vídeos” e “Carros” foram respondidas uma vez respectivamente.
A pergunta 07 foi: “Você possui
celular com internet?”. 15 alunos responderam “sim”, 14 responderam “não”
e houve 02 respostas que não se encaixam em “sim” ou “não”.
A oitava pergunta foi: “Você tem o
costume de ouvir rádio? Programas comentados ou só músicas?”. As respostas
da primeira parte foram: 26 “sim” e 05 “não”. Na segunda parte as respostas
foram: 21 “Músicas”, 02 “Todos”, 01 “Trote do Alcemar”, 01 “Músicas
e Pretinho Básico” e 06 não responderam a questão.
A pergunta 09 era: “A biblioteca da
escola tem os livros que você gosta?”. 28 alunos responderam “sim”, 01 respondeu “não” e 02 alunos tiveram respostas que não se encaixam em “sim” ou “não”.
A décima pergunta foi: “Você gosta
de filmes? Dublado ou legendado?”. Na primeira parte todos os 31 alunos
responderam “sim”. Na segunda parte
as respostas foram: 21 responderam “Dublado”,
01 “Legendado” e 09 não responderam.
A pergunta 11 foi: “Você conhece
palavras em alemão ou inglês antes mesmo de ter aulas na escola?”. 16
alunos responderam “sim” e 15 “não”.
Adventure
|
Todas as cores
|
The Alphabet
|
Dog
|
English
|
Facebook
|
Yes
|
No
|
Teacher
|
Year
|
Mother
|
Dead
|
Dad
|
One
|
Number
|
Spider
|
Skate
|
Car
|
Mom
|
Boy
|
Race
|
Girls
|
Pink
|
Blue
|
My little poney
|
Male
|
Love
|
Baby
|
One
|
Two
|
Three
|
Four
|
Five
|
Good
|
Yellow
|
Hot
|
Orange
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A décima segunda pergunta era: “Escreva
as palavras em alemão ou inglês que você conheça.” As palavras escritas
pelos alunos em Inglês foram:
Em alemão foram:
Opa
|
Sieber
|
Cutnart
|
Guten
Tag
|
Guten
morgen
|
Hallo
|
Wer
bist du
|
Blau
|
Guelp
|
Gudierton
|
Ai
Di Di
|
Rot
|
Hausau
|
|
|
|
|
|
A pergunta 13 foi: “O que você mais
gosta nas aulas de Línguas Estrangeiras?”. 05 alunos responderam que gostam
de “Aprender”, 06 gostam de “Atividades”, “Palavras” e “Desenhos”
foram respondidas por 02 alunos cada e “Brincadeiras”, “Apresentação oral”, “Alfabeto”, “Escrever”, “Aprender novas línguas” foram respondidas por um aluno cada. 01 aluno respondeu
que não gosta muito das aulas de Línguas Estrangeiras e outro que “Gosta mais de Alemão”, outro aluno também escreveu que
gosta de “Inglês e Alemão”, além de um aluno que não respondeu.
A última pergunta foi: “O que você
não gosta nas aulas de Línguas Estrangeiras?”. 06 alunos responderam que
não gostam de “Escrever”, 04
responderam “Nada”, 03 “Provas” e 03 “Perder recreio por causa
da bagunça”, 02 responderam que “Os
outros conversam e eu não aprendo/ Barulho” e “Letra X em alemão”, “Tentar
entender”, “Fazer redação”, “Provão de português”, “Que o professor não tenha que brigar”, “Tudo”, “Brincadeiras”, “ABC”
foram respondidas por um aluno respectivamente. Além de um que não respondeu.
Portanto, a partir das respostas dos alunos e por causa da idade, que é
entre 09 e 10 anos, optamos por trabalhar de forma lúdica e com sequências
didáticas focando o vocabulário contido no plano de ensino elaborado pelo
professor de Inglês que está de acordo com as DCMs (Diretrizes Curriculares
Municipais).
E a partir das sequências trabalhar o desenvolvimento da escrita e da
oralidade em Inglês, através de atividades rápidas e pequenos games.
Dessa forma, procuraremos alcançar os objetivos traçados para o 4º ano,
que resumidamente são: compreender variados gêneros discursivos orais; produzir
textos orais; selecionar e utilizar vocabulário adequado para cada situação
social; desenvolver a construção de significado; compreender o sistema
linguístico para as práticas de escuta, fala, leitura e produção de textos
orais e escritos em Língua Inglesa; identificar e usar as regras de convenções
da escrita adequadamente; compreender as variadas formas de linguagem e
apreciar as leituras literárias e não-literárias em Língua Inglesa.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu nome e comentário.