DIAGNÓSTICO TEXTUALIZADO 4º ano A – EBM Annemarie Techentin (Por Maria Eloíza Vilvert)

O diagnóstico aplicado pelas pibidianas Caroline, Maria Eloiza e Tamires no dia 24 de março de 2015 na turma do 4º ano da EBM Annemaria Techentin, continha 14 perguntas sendo a primeira: “Você gosta de ler?” em que 28 alunos responderam “sim” e 03 responderam “não”.
A segunda pergunta era: “O que você gosta de ler?” em que 10 alunos responderam que gostam de aventura, 09 gostam de livros, 02 gostam de terror, 04 de gibi, 02 de contos de fada e comédia, histórias legais e games foram as respostas de um aluno cada. Além de um aluno que respondeu não gostar de ler.
A pergunta de número 03 era “Cite o nome de um livro/revista/história em quadrinho que você gostou de ler.” As respostas foram várias: 03 responderam “A Culpa é das Estrelas”, 04 “A Turma da Mônica”, 03 “Histórias em Quadrinhos”, 04 “Capitão Cueca”, 02 responderam “Aventura” e “Um poema que cura os peixes”, “Bem-vindo a selva”, “Hora de Aventura”, “Jogos da Gameloft”, “Cinderela”, “A Casa Flutuante”, “Febre de Ouro”, “Os piratas do meio-dia”, “Gostaria de ser como você”, “Chico Bento”, “Diário de um Banana” e “Patinho Donalt (o aluno escreveu assim, então mantivemos a escrita original)” foram respondidas por um aluno cada. Além de um aluno que não gosta de ler.
A quarta pergunta foi “Seus pais costumam ler? O que seus pais costumam ler em casa?”. Na primeira parte da pergunta 23 respostas “sim” e 08 respostas “não”. Na segunda parte as respostas foram: 09 escreveram “Jornal”, 08 “Não leem”, 02 “Romance/Livros”, 02 “Bíblia”, 05 não responderam, 03 “Computador/Celular” e “Revistas” e “Histórias” foram respondidas por 01 aluno respectivamente.
A pergunta 05 era: “Você tem computador em casa com acesso à internet?”. 22 alunos responderam que possuem computador com internet, 08 não possuem e 01 não respondeu.
A sexta pergunta foi: “O que você acessa na internet?”. 13 responderam que acessam o Facebook, 17 acessam jogos, 5 responderam “Nada” e “Origamis”, “Zap Zap”, “Experiências Mágicas”, “Histórias”, “Vídeos” e “Carros” foram respondidas uma vez respectivamente.
A pergunta 07 foi: “Você possui celular com internet?”. 15 alunos responderam “sim”, 14 responderam “não” e houve 02 respostas que não se encaixam em “sim” ou “não”.
A oitava pergunta foi: “Você tem o costume de ouvir rádio? Programas comentados ou só músicas?”. As respostas da primeira parte foram: 26 “sim” e 05 “não”. Na segunda parte as respostas foram: 21 “Músicas”, 02 “Todos”, 01 “Trote do Alcemar”, 01 “Músicas e Pretinho Básico” e 06 não responderam a questão.
A pergunta 09 era: “A biblioteca da escola tem os livros que você gosta?”. 28 alunos responderam “sim”, 01 respondeu “não” e 02 alunos tiveram respostas que não se encaixam em “sim” ou “não”.
A décima pergunta foi: “Você gosta de filmes? Dublado ou legendado?”. Na primeira parte todos os 31 alunos responderam “sim”. Na segunda parte as respostas foram: 21 responderam “Dublado”, 01 “Legendado” e 09 não responderam.
A pergunta 11 foi: “Você conhece palavras em alemão ou inglês antes mesmo de ter aulas na escola?”. 16 alunos responderam “sim” e 15 “não”.
Adventure
Todas as cores
The Alphabet
Dog
English
Facebook
Yes
No
Teacher
Year
Mother
Dead
Dad
One
Number
Spider
Skate
Car
Mom
Boy
Race
Girls
Pink
Blue
My little poney
Male
Love
Baby
One
Two
Three
Four
Five
Good
Yellow
Hot
Orange









A décima segunda pergunta era: “Escreva as palavras em alemão ou inglês que você conheça.” As palavras escritas pelos alunos em Inglês foram:
Em alemão foram:
Opa
Sieber
Cutnart
Guten Tag
Guten morgen
Hallo
Wer bist du
Blau
Guelp
Gudierton
Ai Di Di
Rot
Hausau

A pergunta 13 foi: “O que você mais gosta nas aulas de Línguas Estrangeiras?”. 05 alunos responderam que gostam de “Aprender”, 06 gostam de “Atividades”, “Palavras” e “Desenhos” foram respondidas por 02 alunos cada e “Brincadeiras”, “Apresentação oral”, “Alfabeto”, “Escrever”, “Aprender novas línguas” foram respondidas por um aluno cada. 01 aluno respondeu que não gosta muito das aulas de Línguas Estrangeiras e outro que “Gosta mais de Alemão”, outro aluno também escreveu que gosta de “Inglês e Alemão”, além de um aluno que não respondeu.
A última pergunta foi: “O que você não gosta nas aulas de Línguas Estrangeiras?”. 06 alunos responderam que não gostam de “Escrever”, 04 responderam “Nada”, 03 “Provas” e 03 “Perder recreio por causa da bagunça”, 02 responderam que “Os outros conversam e eu não aprendo/ Barulho” e “Letra X em alemão”, “Tentar entender”, “Fazer redação”, “Provão de português”, “Que o professor não tenha que brigar”, “Tudo”, “Brincadeiras”, “ABC” foram respondidas por um aluno respectivamente. Além de um que não respondeu.
Portanto, a partir das respostas dos alunos e por causa da idade, que é entre 09 e 10 anos, optamos por trabalhar de forma lúdica e com sequências didáticas focando o vocabulário contido no plano de ensino elaborado pelo professor de Inglês que está de acordo com as DCMs (Diretrizes Curriculares Municipais).
E a partir das sequências trabalhar o desenvolvimento da escrita e da oralidade em Inglês, através de atividades rápidas e pequenos games.
Dessa forma, procuraremos alcançar os objetivos traçados para o 4º ano, que resumidamente são: compreender variados gêneros discursivos orais; produzir textos orais; selecionar e utilizar vocabulário adequado para cada situação social; desenvolver a construção de significado; compreender o sistema linguístico para as práticas de escuta, fala, leitura e produção de textos orais e escritos em Língua Inglesa; identificar e usar as regras de convenções da escrita adequadamente; compreender as variadas formas de linguagem e apreciar as leituras literárias e não-literárias em Língua Inglesa.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu nome e comentário.