O PPP ESCOLAR E OS DESAFIOS AO ENSINO-APRENDIZAGEM - Por Sara Yasmin Macaes
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é necessário para melhorar a
qualidade do ensino no ambiente escolar, onde, pais, alunos, professores e
todos que trabalham na escola se reúnem para focar nesse objetivo que é para
fazer acontecer o ensino, mesmo sabendo que é um processo longo e complicado.
Mas com trabalho consegue-se alcançá-lo.
A EBM Annemarie Techentin tem
como objetivo promover uma educação de qualidade para os seus alunos. Essa
referida educação requer a produção de conhecimentos de alunos,
transformando-os em seres ativos, críticos, participativos, comprometidos, e
além de tudo, sensibilizados com as questões sociais que rodeiam a comunidade e
sociedade, em geral. Para isso acontecer a Escola tomou medidas pedagógicas
contextualizadas e críticas, estimuladoras e promotoras para que estes cidadãos
sejam preparados para melhor interagir para a melhoria desse meio social.
A renovação é a palavra-chave para o PPP onde a EBM Annemarie
Techentin pretende trabalhar com a interdisciplinaridade, pois acredita que o
trabalho coletivo contribui para que a escola seja um lugar onde se estimule a
curiosidade de novos saberes, crie mudanças, uma visão diferente diante de
conteúdos já estigmatizados como únicos e de caráter de uma única disciplina.
Esta nova oportunidade para que a produção e a construção do conhecimento seja
sistematizado interdisciplinarmente, tendo por fim a reflexão critica,
possibilita encontrar meios de ensinar
comumente um único assunto e gerar aprendizagens novas como um ciclo sem fim.
Por essas razões, a EBM Annemarie Techentin tem como “filosofia”
institucional:
tornar possível o
desenvolvimento pleno do educando, garantindo-lhe a possibilidade não somente
do acesso, permanência e sucesso no espaço escolar, mas ,também ter assegurado
um ensino de qualidade, que lhe permita escolher com maior segurança e
autonomia seu futuro, não aceitando, sem espírito crítico, os limites sociais
impostos, estando ciente que a vivência da cidadania é capaz de mudá-los.
Assim retoma-se ao objetivo central de formar cidadãos autônomos,
dinâmicos, críticos, com seu processo de conhecimento e capazes para ter sua
própria conclusão diante da sociedade e dos assuntos que ela irá lhe
apresentar.
A vitória de uma Escola de qualidade passa pelo envolvimento
participativo de toda a comunidade familiar e escolar sendo necessário que a
escola proporcione oportunidade e incentive a participação de todos, para
juntos alcançarem o objetivo de planos de trabalhos que lhe são colocadas ao
longo do processo de ensino e aprendizagem. A EBM Annemarie Techentin tem como
preocupação refletir várias e várias vezes sua função social, sobre o que a
escola tem e qual escola queremos e sonhamos como escola “perfeita”. Essa
Escola perfeita é conhecida por uma gestão democrática e participativa. O
ensino-aprendizagem é direito, dever e responsabilidade de todos.
O PPP é uma ação coletiva em que deve haver uma permanente reflexão e
discussão dos problemas escolares, concluindo, buscando alternativas para os
desafios que modificam ao longo do tempo. Frente a essas problemáticas,
entende-se ainda que o conhecimento seja construído pelo aluno, não de forma
estática, e sim pela interação com os outros e com o ambiente durante o
decorrer do processo de ensino-aprendizagem. O professor tem como
responsabilidade ser articulador, sabendo lidar com a atual realidade em que
vivemos socialmente. E também precisa acreditar que a transformação é possível
e que ele é a peça chave de todas as ações para tornar as mudanças possíveis.
Tendo também, como hábitos avaliar os alunos, deve se avaliar
constantemente a sua prática diária, se precisa mudar alguma coisa, exemplo a
forma de aplicar um determinado assunto, estar sempre em busca de dialogo, ter
uma postura de reflexão e crítica, ser ético considerando que sempre terá que
sempre terá que estar em busca de fazer o melhor, constantemente direcionar e
(re)conduzir os alunos para o processo de mudança de ensino-aprendizagem. O
resultado dos planejamentos do projeto político pedagógico é a própria Escola.
O projeto político pedagógico veio para facilitar a proposta pedagógica onde se
mostra um documento vivido pelos profissionais, alunos, as propostas impostas e
desafios para o êxito escolar impostas aos agentes são objetivos à serem
alcançados ao longo do ano letivo.
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