O PPP ESCOLAR E OS DESAFIOS AO ENSINO-APRENDIZAGEM - Por Sara Yasmin Macaes

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é necessário para melhorar a qualidade do ensino no ambiente escolar, onde, pais, alunos, professores e todos que trabalham na escola se reúnem para focar nesse objetivo que é para fazer acontecer o ensino, mesmo sabendo que é um processo longo e complicado. Mas com trabalho consegue-se alcançá-lo.
 A EBM Annemarie Techentin tem como objetivo promover uma educação de qualidade para os seus alunos. Essa referida educação requer a produção de conhecimentos de alunos, transformando-os em seres ativos, críticos, participativos, comprometidos, e além de tudo, sensibilizados com as questões sociais que rodeiam a comunidade e sociedade, em geral. Para isso acontecer a Escola tomou medidas pedagógicas contextualizadas e críticas, estimuladoras e promotoras para que estes cidadãos sejam preparados para melhor interagir para a melhoria desse meio social.
A renovação é a palavra-chave para o PPP onde a EBM Annemarie Techentin pretende trabalhar com a interdisciplinaridade, pois acredita que o trabalho coletivo contribui para que a escola seja um lugar onde se estimule a curiosidade de novos saberes, crie mudanças, uma visão diferente diante de conteúdos já estigmatizados como únicos e de caráter de uma única disciplina. Esta nova oportunidade para que a produção e a construção do conhecimento seja sistematizado interdisciplinarmente, tendo por fim a reflexão critica, possibilita encontrar meios  de ensinar comumente um único assunto e gerar aprendizagens novas como um ciclo sem fim.
Por essas razões, a EBM Annemarie Techentin tem como “filosofia” institucional:
                                           tornar possível o desenvolvimento pleno do educando, garantindo-lhe a possibilidade não somente do acesso, permanência e sucesso no espaço escolar, mas ,também ter assegurado um ensino de qualidade, que lhe permita escolher com maior segurança e autonomia seu futuro, não aceitando, sem espírito crítico, os limites sociais impostos, estando ciente que a vivência da cidadania é capaz de mudá-los.

Assim retoma-se ao objetivo central de formar cidadãos autônomos, dinâmicos, críticos, com seu processo de conhecimento e capazes para ter sua própria conclusão diante da sociedade e dos assuntos que ela irá lhe apresentar.
A vitória de uma Escola de qualidade passa pelo envolvimento participativo de toda a comunidade familiar e escolar sendo necessário que a escola proporcione oportunidade e incentive a participação de todos, para juntos alcançarem o objetivo de planos de trabalhos que lhe são colocadas ao longo do processo de ensino e aprendizagem. A EBM Annemarie Techentin tem como preocupação refletir várias e várias vezes sua função social, sobre o que a escola tem e qual escola queremos e sonhamos como escola “perfeita”. Essa Escola perfeita é conhecida por uma gestão democrática e participativa. O ensino-aprendizagem é direito, dever e responsabilidade de todos.
O PPP é uma ação coletiva em que deve haver uma permanente reflexão e discussão dos problemas escolares, concluindo, buscando alternativas para os desafios que modificam ao longo do tempo. Frente a essas problemáticas, entende-se ainda que o conhecimento seja construído pelo aluno, não de forma estática, e sim pela interação com os outros e com o ambiente durante o decorrer do processo de ensino-aprendizagem. O professor tem como responsabilidade ser articulador, sabendo lidar com a atual realidade em que vivemos socialmente. E também precisa acreditar que a transformação é possível e que ele é a peça chave de todas as ações para tornar as mudanças possíveis.
Tendo também, como hábitos avaliar os alunos, deve se avaliar constantemente a sua prática diária, se precisa mudar alguma coisa, exemplo a forma de aplicar um determinado assunto, estar sempre em busca de dialogo, ter uma postura de reflexão e crítica, ser ético considerando que sempre terá que sempre terá que estar em busca de fazer o melhor, constantemente direcionar e (re)conduzir os alunos para o processo de mudança de ensino-aprendizagem. O resultado dos planejamentos do projeto político pedagógico é a própria Escola. O projeto político pedagógico veio para facilitar a proposta pedagógica onde se mostra um documento vivido pelos profissionais, alunos, as propostas impostas e desafios para o êxito escolar impostas aos agentes são objetivos à serem alcançados  ao longo do ano letivo.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu nome e comentário.