O USO DE CONTOS NA LÍNGUA ESTRANGEIRA - Por Tamires Andréia Nardelli

Nós do subprojeto Linguagens reconhecemos que a aprendizagem de uma Língua Estrangeira é um processo complexo e lento. Isto precisa ser levado em conta, ainda mais quando os alunos em questão são crianças que estão iniciando a aprendizagem formal do Inglês na escola.
Os pibidianos que atuam na E.B.M. Annemarie Techentin, depois de muitas leituras em torno do letramento em Língua Inglesa, resolveram focar o projeto nos contos clássicos infantis. Por meio dos contos, os bolsistas vêm desenvolvendo aulas produtivas em que as habilidades linguísticas (listening, speaking, reading, writing) são exploradas naturalmente através de um projeto de letramento que abre portas para um ensino pautado na ludicidade.
Primeiramente os pibidianos introduzem o vocabulário do conto escolhido através de flashcards ou de sons, depois é feita a contação da história em Inglês para, assim, os alunos alunos associarem o aprendido num contexto real: o texto. Ao longo da sequência didática que tem como eixo principal o conto, é explorado o vocabulário adicional e feitos jogos e brincadeiras.
O trabalho proporciona, além de aprendizagem de uma nova língua, o contato com a cultura da língua estudada e com os textos literários. A literatura proporciona ao aluno uma rica fonte de informações, tempo, espaço e contextos e permite que ele explore sua criatividade e se transporte para um mundo imaginário dos personagens.
Além disso, é preciso destacar que o projeto desperta o gosto pela leitura e forma novos leitores. Quem ganha são os alunos e todos os envolvidos no subprojeto que percebem um ensino mais eficiente do idioma.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu nome e comentário.