Home »
Tamires AN
» O USO DE CONTOS NA LÍNGUA ESTRANGEIRA - Por Tamires Andréia Nardelli
O USO DE CONTOS NA LÍNGUA ESTRANGEIRA - Por Tamires Andréia Nardelli
Nós do
subprojeto Linguagens reconhecemos que a aprendizagem de uma Língua Estrangeira
é um processo complexo e lento. Isto precisa ser levado em conta, ainda mais
quando os alunos em questão são crianças que estão iniciando a aprendizagem
formal do Inglês na escola.
Os pibidianos
que atuam na E.B.M. Annemarie Techentin, depois de muitas leituras em torno do
letramento em Língua Inglesa, resolveram focar o projeto nos contos clássicos
infantis. Por meio dos contos, os bolsistas vêm desenvolvendo aulas produtivas
em que as habilidades linguísticas (listening,
speaking, reading, writing) são exploradas naturalmente através de um
projeto de letramento que abre portas para um ensino pautado na ludicidade.
Primeiramente
os pibidianos introduzem o vocabulário do conto escolhido através de flashcards
ou de sons, depois é feita a contação da história em Inglês para, assim, os
alunos alunos associarem o aprendido num contexto real: o texto. Ao longo da
sequência didática que tem como eixo principal o conto, é explorado o
vocabulário adicional e feitos jogos e brincadeiras.
O trabalho
proporciona, além de aprendizagem de uma nova língua, o contato com a cultura
da língua estudada e com os textos literários. A literatura proporciona ao
aluno uma rica fonte de informações, tempo, espaço e contextos e permite que
ele explore sua criatividade e se transporte para um mundo imaginário dos
personagens.
Além disso, é
preciso destacar que o projeto desperta o gosto pela leitura e forma novos
leitores. Quem ganha são os alunos e todos os envolvidos no subprojeto que
percebem um ensino mais eficiente do idioma.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu nome e comentário.