Sequência Didática "The Three Little Pigs" por Amanda Vieira e Matheus Marques da Silva

Esta Sequência Didática (SD) foi desenvolvida junto aos alunos do 6º ano A no ano de 2015, numa escola de ensino fundamental do município de Blumenau - SC.






Nas primeiras aulas foi apresentado aos alunos a história The Three Litte Pigs, versão adaptada pelos bolsistas, com linguagem mesclada português-inglês. Segue baixo slides utilizados. 



































A seguir trazemos as atividades realizadas durante e a partir da história explorada com os alunos.

















Em seguida, o próximo passo da SD, trabalhamos os tipos de moradia, partindo das moradias vistas na história. Foram explorados os elementos da história e discutido quais os tipos de moradia que os estudantes conheciam e viviam. Posteriormente apresentamos a eles os seguintes slides:



















Após este conteúdo realizamos uma atividade referente ao mesmo.





Na aula seguinte, editamos os slides vistos anteriormente, com menos texto, mais conciso e revisamos o conteúdo.














Posterior a isto, realizamos uma atividade.

A escola entrou em recesso depois dessa semana. As imagens a seguir são das aulas após as férias. Portanto, fizemos uma revisão do conteúdo para retomarmos nossos estudos.

Ocorreu da seguinte maneira: trouxemos apenas os nomes/termos e os estudantes deveriam dizer a que se referiam, de acordo com nossos estudos.

























E então, uma atividade para melhor relembrar o conteúdo bem como fixá-lo.





Em seguida, o próximo passo da SD, trabalhamos com os cômodos da casa e as mobílias, ou "rooms and furniture".













Abaixo seguem as atividades que utilizamos.

Atividade 1: escrever um pequeno texto (respostas pessoais) respondendo as perguntas, usando os termos em inglês conforme visto em sala.




Atividade 2: atividade referente ao conteúdo, para melhor memorização das palavras.








Atividade 3: o texto abaixo é um exemplo de texto, o qual os estudantes deveriam usar como apoio na hora de produzirem o seu, seguindo estes moldes.



Para os alunos realizarem a atividade três e a proposta dos bolsistas de produzirem um texto descritivo sobre a sua moradia e seus rooms and furniture, exploramos outros conteúdos também.











Após esta produção textual e conhecimento de conteúdo, iniciamos nossos estudos sobre o verbo "to be".











Ao longo do tempo tivemos alguns imprevistos e feriados que caiam exatamente em nossos encontros, portanto, algumas aulas foram usadas para revisão de conteúdo.










Posteriormente a estes estudos e como uma de nossas últimas atividades, reservamos nossas aulas para a finalização dos textos descritivos, bem como a produção das maquetes.Maquetes essas proposta feita aos alunos como forme de trabalho interdisciplinar com a disciplina de artes. A qual reproduziriam suas casas, descritas em seus textos, em forma de maquete. Utilizando diversos materiais para fazê-la.


                ------------------------------------
Alguma dúvida? Sugestão? Deixe seu comentário. 

Obrigada!!




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu nome e comentário.