Home »
amanda vieira
,
inglês
,
matheus marques da silva
,
os três porquinhos
,
pibid furb
,
pibid letras
,
pibid letras inglês
,
produção
,
rooms and furniture
,
sd
,
sequência didática
,
three little pigs
,
verb to be
» Sequência Didática "The Three Little Pigs" por Amanda Vieira e Matheus Marques da Silva
Esta Sequência Didática (SD) foi desenvolvida junto aos alunos do 6º ano A no ano de 2015, numa escola de ensino fundamental do município de Blumenau - SC.
Nas primeiras aulas foi apresentado aos alunos a história The Three Litte Pigs, versão adaptada pelos bolsistas, com linguagem mesclada português-inglês. Segue baixo slides utilizados.
A seguir trazemos as atividades realizadas durante e a partir da história explorada com os alunos.


Em seguida, o próximo passo da SD, trabalhamos os tipos de moradia, partindo das moradias vistas na história. Foram explorados os elementos da história e discutido quais os tipos de moradia que os estudantes conheciam e viviam. Posteriormente apresentamos a eles os seguintes slides:
Após este conteúdo realizamos uma atividade referente ao mesmo.
Na aula seguinte, editamos os slides vistos anteriormente, com menos texto, mais conciso e revisamos o conteúdo.
Posterior a isto, realizamos uma atividade.
A escola entrou em recesso depois dessa semana. As imagens a seguir são das aulas após as férias. Portanto, fizemos uma revisão do conteúdo para retomarmos nossos estudos.
Ocorreu da seguinte maneira: trouxemos apenas os nomes/termos e os estudantes deveriam dizer a que se referiam, de acordo com nossos estudos.
E então, uma atividade para melhor relembrar o conteúdo bem como fixá-lo.
Em seguida, o próximo passo da SD, trabalhamos com os cômodos da casa e as mobílias, ou "rooms and furniture".
Abaixo seguem as atividades que utilizamos.
Atividade 1: escrever um pequeno texto (respostas pessoais) respondendo as perguntas, usando os termos em inglês conforme visto em sala.
Atividade 2: atividade referente ao conteúdo, para melhor memorização das palavras.
Atividade 3: o texto abaixo é um exemplo de texto, o qual os estudantes deveriam usar como apoio na hora de produzirem o seu, seguindo estes moldes.

Para os alunos realizarem a atividade três e a proposta dos bolsistas de produzirem um texto descritivo sobre a sua moradia e seus rooms and furniture, exploramos outros conteúdos também.
Após esta produção textual e conhecimento de conteúdo, iniciamos nossos estudos sobre o verbo "to be".
Ao longo do tempo tivemos alguns imprevistos e feriados que caiam exatamente em nossos encontros, portanto, algumas aulas foram usadas para revisão de conteúdo.
Posteriormente a estes estudos e como uma de nossas últimas atividades, reservamos nossas aulas para a finalização dos textos descritivos, bem como a produção das maquetes.Maquetes essas proposta feita aos alunos como forme de trabalho interdisciplinar com a disciplina de artes. A qual reproduziriam suas casas, descritas em seus textos, em forma de maquete. Utilizando diversos materiais para fazê-la.
------------------------------------
Alguma dúvida? Sugestão? Deixe seu comentário.
Obrigada!!
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu nome e comentário.