FOCOS DA OBSERVAÇÃO
|
Indicadores
|
Unidades de observação
|
FUNDAMENTANDO TEORICAMENTE AS OBSERVAÇÕES
Diálogo com
autores e documentos curriculares
|
O CONTEXTO
(o cenário)
É preciso considerar
os processos educativos de ensinar e aprender alemão no contexto em que ocorrem.
|
Contexto histórico-social em que ocorre o ensino de inglês
|
Para que aprender Inglês? Qual a importância/objetivos de
aprender alemão na escola no atual contexto (histórico social) em que
vivemos?
|
|
Contexto da Escola
(espaço geográfico)
|
Quais e como são os espaços da escola em que os estudantes
convivem? E quais usam para aprender Inglês? Como são utilizados? Quais
normas regulamentam seu uso? Quais limites e/ou possibilidades você observa
para seu uso na Escola?
|
|
|
Contexto da Escola
(espaço
político pedagógico)
|
A escola possui um projeto
político-pedagógico escrito (em forma de documento)? Quais são as principais
diretrizes do documento?
|
|
|
Contexto da
sala de aula
|
Como é a organização do espaço da sala de aula? Esta
organização favorece as atividades desenvolvidas? Contribui para interação
social entre os participantes? Favorece os processos de aprendizagem?
|
|
|
OS PARTICIPANTES
(os atores presentes em cena e os diversos papeis)
|
Outros participantes da Escola
|
Como se caracteriza a “gestão” na Escola (relação
com a Coordenação, Direção, outros Profissionais da Escola)? O
ambiente da escola favorece a amizade entre todos (entre alunos e alunos;
entre professores e alunos; entre os professores, etc.)?
|
|
Professor/a de Inglês
|
Quem é o professor? Formação, Experiência profissional,
Tempo na Escola, Carga horária, Como planeja as aulas? O que considera?
|
|
|
Estudantes
|
“Qual é a Cultura” do grupo de alunos? Faixa etária, gênero, formas de interação social: gestos,
linguagem, uso de tecnologias; disposição para aprender, residentes na
comunidade ou de diferentes regiões, preferências, gostos, assiduidade e
participação nas aulas...
|
|
|
AS ATIVIDADES
(ações representadas pelos atores)
Situações que se sucedem durante o período de aula
AS ATIVIDADES
(ações representadas pelos atores)
Situações que se sucedem durante o período de aula
AS ATIVIDADES
(ações representadas pelos atores)
Situações que se sucedem durante o período de aula
|
Quais são as atividades vivenciadas pelos participantes? Que sentidos
elas assumem para todo grupo de participantes? Como colaboraram ou
desfavorecem as relações sociais e/ou aprendizagem de alemão?
|
||
Os conceitos espontâneos foram
expressados e valorizados na relação com os conceitos científicos abordados pelos participantes na aula?
|
|
||
- Os conceitos científicos são abordados pelos participantes
com relação a uma situação real, um
contexto (exemplo, filme, notícia...)?
|
|
||
- Os participantes tem clareza da justificativa (o porquê) ou dos objetivos (para que) aprender os
novos conteúdos?
|
|
||
- A organização da atividade promove
a participação dos atores nas
diferentes atividades e tarefas?
|
|
||
- As atividades incentivam a autonomia dos participantes em
trabalhos individuais e/ou em grupos?
|
|
||
- O clima entre
os participantes é amistoso e de confiança durante a aula?
|
|
||
- Além dos conteúdos
conceituais, os participantes vivenciam nas atividades possibilidades de
aprender também, conteúdos
procedimentais e atitudinais? Quais?
|
|
||
- Os participantes são motivados a refletirem e avaliarem os seus processos de ensino
e aprendizagem?
|
|
||
- Diferentes modalidades de linguagem (oral, gestual, escrita, pictórica...) são
desenvolvidas entre os participantes das atividades? Como os atores acolhem
as propostas?
|
|
||
- Os participantes são ativos, com perguntas,
contribuições, no desenvolvimento das aulas?
|
|
||
- Tratamento adequado aos
conflitos que ocorrem no dia-a-dia da escola: Como são organizadas e manifestadas as
regras/combinados de convivência pelos participantes?
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu nome e comentário.