Palestra 29/08/2016 - “Desafios (Interculturais) à Educação no Contexto Brasileiro”, com o Prof. Dr. Reinaldo Fleuri.

 Anotações que fiz durante a palestra “Desafios (Interculturais) à Educação no Contexto Brasileiro”, com o Prof. Dr. Reinaldo Fleuri.

"O conhecimento deve vir da prática, e não o contrário." 

Interdisciplinaridade é diferente de Transdisciplinaridade. Enquanto esta vai além, reproduz mais conhecimento, através dos múltiplos saberes, aquela permite que várias áreas possam "conversar" entre si. 

Interculturalidade -> Multicultural: contexto democrático, em que as diferentes pessoas sejam tratadas de forma igual. 

1º passo para lidar com as diversidades que muitas vezes são invisibilizadas no dia a dia: cada um assumir o que é, ser autor, protagonista da sua história. Não apenas transferir, mas gerar conhecimento. 

Freire: "Ninguém educa ninguém. As pessoas se educam em diálogo."

O palestrante contou uma história interessante! É real... Numa prova de biologia uma professora escreveu a questão: "Escreva o nome de três animais.". Uma de suas aluninhas respondeu: "Scooby, Feia e Bilu.". Quando entregou a prova, a professora perguntou para ela porque ela tinha escrito nomes pessoais e não de animais. A menina respondeu: "Ah, professora, a Bilu é minha tartaruga. O Scooby é meu cachorro e a Feia é minha gata.". A professora continuou desconsiderando a resposta. Será que a aluna não merecia uma explicação justificativa para a sua resposta ser considerada errada? Afinal, enquanto a professora fazia uma correção genérica, a menina entendeu a pergunta com uma resposta afetiva. É importante que os educadores tenham sensibilidade para tratar com sabedoria de questões como esta, em que não se poderia considerar a resposta da criança totalmente errada. 

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